Novembro 03, 2021
Ter a casa arrumada é um verdadeiro sonho. Isso é um grande desafio, especialmente para mulheres que precisam equilibrar trabalho, a rotina e as crianças, ainda mais se forem pequenas. Mas, não se preocupe. Ter a casa arrumada é mais simples do que parece, basta ter um pouco de organização e alguns minutos para se concentrar.
Para encarar qualquer desafio, é preciso ter um plano. Isso também é verdade, no momento de arrumar a casa, especialmente se o objetivo é fazer isso em pouco tempo. Por isso, procure fazer uma lista de tarefas básicas e as organize de acordo com a prioridade. Lembre-se, que não é preciso fazer tudo de uma vez, nem que tudo precisa ser necessariamente limpo todos os dias.
Lavar roupa, passar e trocar a roupa de cama são exemplos de tarefas maiores que devem ser feitas uma de cada vez. Deixe um dia para cada uma delas, enquanto usa o resto do tempo para fazer a organização geral.
Esse passo talvez seja o mais importante. Mais do que ter um plano, se a organização virar uma rotina, a casa irá ficar limpa em consequência. Separe 15 minutos do dia para fazer algumas tarefas básicas, alocando mais tempo em dias específicos, como nos fins de semana, para atividades mais complexas.
Além da rotina de limpar e organizar periodicamente, é preciso estabelecer a organização no dia-a-dia. Se cada tarefa conclui com a limpeza, fica menos coisa para fazer depois. Por exemplo, lavar a louça sempre após sujá-la, significa menos trabalho acumulado para mais tarde. Se policiar para fazer isso, irá ser chato no início, mas quando ficar automático, você nem vai perceber mais.
Para que a rotina fique bem estabelecida é preciso conhecer o melhor horário. Este depende muito do nosso gosto pessoal. O ideal é escolher uma janela em que se tenha mais energia, para evitar que a preguiça vença essa batalha. Durante a semana, a manutenção é bem simples e a faxina pesada fica para um dia específico que haja tempo.
Por outro lado, não é preciso exagerar. Cada cômodo não precisa estar absolutamente impecável todos os dias. Muitas vezes, atitudes simples como passar um pano para tirar a poeira podem fazer muita diferença. Se o quarto estiver muito bagunçado, guarde tudo em um saco, sem se preocupar em guardar cada item individualmente. Lembre-se que a manutenção é rápida.
Alguns pontos são naturalmente mais importantes do que outros. A cozinha e a pia, por exemplo, são fundamentais e um ótimo ponto de partida para a sua jornada de organização.
Limpar a casa não precisa ser um peso, ou algo negativo. Colocar uma música pode ajudar a animar e distrair, ou o simples distanciamento dos pensamentos do dia-a-dia, já pode tornar a tarefa mais agradável.
Quanto mais objetos, mais difícil de limpar. É tentador e muito comum deixar diversos objetos que lembrem viagens, mas, ao mesmo tempo em que eles são uma ótima lembrança, também são uma oportunidade para bagunça. Quanto menos coisa, menos coisa para limpar.
Se você mora com outras pessoas, é muito injusto precisar cuidar sozinha da bagunça de todos. Incentive o maridão a levantar do sofá e coloque também as crianças para trabalhar. Afinal, elas precisam aprender a se organizar e a ter responsabilidade.