Agosto 24, 2021
Listas são ferramentas muito valiosas quando o assunto é organização da casa. Elas ajudam a otimizar o tempo, quase sempre muito corrido para as donas de casa, e dão uma visão mais ampla de tudo que deve ser feito, auxiliando a definir prioridades e a estipular a duração de cada atividade.
Conheça um pouco mais sobre elas a seguir.
Se você também é fã de listas de tarefas, veja, a seguir, 4 opções que separamos para você manter a sua casa sempre em ordem.
Essa lista é bem prática e fácil de fazer. Basta pensar em todas as atividades que você executa ao longo do dia e listar o que deve estar em ordem para que tudo flua como o esperado. Separe a lista em três períodos: manhã, tarde e noite e o que você faz nesses horários.
Caso você faça atividade física logo cedo, toma café e vai trabalhar, pense em tudo que deve estar no ponto para que você não se atrase e não tenha que pular nenhum evento. Por exemplo:
- Preparar marmita para o dia seguinte;
- Separar roupa da academia;
- Montar bandeja para o café da manhã;
- Etc.
O que você pretende fazer para que a sua casa esteja plenamente organizada na semana que está começando? Pense em tudo que deseja ou precisa fazer e distribua entre os próximos sete dias. Inclua tarefas de limpeza, organização e alimentação.
A partir dessa lista, crie outra lista, a lista diária, para que você não se perca no que precisa fazer a cada dia.
Essa lista faz classificações de tarefas de acordo com a necessidade de cada uma. Você não limpa a geladeira com a mesma frequência que lava a louça, não é verdade? Então, crie a sua lista separando as atividades de acordo com o prazo que elas possuem.
Liste tudo que você deve fazer uma vez por semana, a cada 15 dias, 1 vez por mês, a cada semestre, anualmente etc.
Essa lista é muito boa para quem tem pouco tempo para organizar a casa. Uma situação muito comum para quem trabalha o dia inteiro e chega cansado em casa à noite. Programe um alarme para despertar em 15 minutos e veja o que é possível fazer nesse tempo.
Você verá que dá para fazer muita coisa e que, muitas vezes, nós é que evitamos começar algo por achar que não haverá tempo suficiente. Portanto, anote todas aquelas coisinhas que você precisa fazer e que demandam pouco tempo como:
- Esvaziar lixeiras;
- Dobrar roupas;
- Fazer uma salada;
- Limpar a pia do banheiro.
Assim que surgir um tempinho, ponha a mão na massa.
Ter uma lista de tarefas é extremamente importante para a manutenção básica da casa, pois não perdemos tempo e não esquecemos de nada que deve ser feito.
E sem contar que a sensação de ticar cada tarefa e passar para a segunda é muito agradável e nos estimula a fazer mais coisas tanto para cuidar da nossa casa, como para cuidar da nossa vida, não é verdade? Pegue caneta e papel e comece a criar as suas listas!