Outubro 26, 2021
Se tem algo que tira o sono dos pais é filho adolescente. Nesta fase, eles costumam ter um comportamento mais rebelde e não gostam de cumprir regras.
Porém, como fica a organização do quarto quando se tem um filho nesta fase mais delicada? É primordial que os pais incentivem os filhos a organizar a sua própria bagunça desde cedo.
Sabe a famosa caixa de brinquedos da infância? Pois é, é ali que a gente começa a educar as crianças na construção de uma vida organizada e com responsabilidade.
No caso dos adolescentes, existem algumas dicas para educar o seu filho e fazer com que ele cuide do seu próprio quarto. Confira!
Ainda na infância, a maior referência das crianças é o modelo que recebem em casa de educação, organização e até mesmo comportamento social. Se desde cedo uma criança não recebeu qualquer exemplo positivo sobre organização da casa e do quarto, ficará muito difícil fazer esse tipo de cobrança na adolescência.
Mas, nunca é tarde para dar bons exemplo, e tudo começa através da colaboração mútua. Deixe claro que a casa é de todos e os quartos uma responsabilidade de cada um que dorme lá.
Os adolescentes costumam ser um pouco esquecidos por conta dos diversos meios digitais e atividades que costumam participar na internet.
Por isso, é fundamental que os pais os eduquem trazendo-os mais para a realidade. Determinar um dia em que o seu filho deverá organizar e limpar o quarto torna a rotina mais fácil para que ele não se esqueça do seu compromisso.
Os adolescentes gostam muito de privacidade e certamente respeitarão as regras da casa e da organização do quarto se você impor algumas regras como essenciais.
Por exemplo, não é fazer ameaças, mas sim ensiná-los a ter responsabilidade. Muita coisa na vida funciona através da troca e colaboração. Sendo assim, você pode conversar com o seu filho adolescente e dizer a ele que manter o quarto organizado é a sua maior responsabilidade dentro de casa. E, caso ele não cumpra, poderá perder a privacidade que o quarto tanto lhe proporciona.
A organização dos ambientes não precisa ser vista como uma tarefa chata. Afinal, ela trará muito prazer e satisfação quando terminamos e vemos tudo cheirosinho e organizado, não é verdade?
Faça da arrumação um momento divertido e aproveite para curtir ao lado do seu filho, dando a ele apoio nos primeiros dias, até ele pegar o jeito.
Essa é a dica mais importante. Veja, se um adolescente não cumpre uma determinada regra e os pais simplesmente não falam nada e ainda fazem uma tarefa que seria de sua responsabilidade, eles automaticamente vão parar de fazer.
Afinal, por que vou arrumar meu quarto se a minha mãe sempre arruma e nunca fala nada? Portanto, jamais faça a tarefa pelo seu filho e sim participe apenas no início.
Gostou das nossas dicas para educar seu filho adolescente a organizar o quarto?