Novembro 19, 2021
Muita gente acredita que organização é um talento natural, e que existem pessoas que são organizadas e as que não são.
Embora seja verdade que algumas pessoas têm maior aptidão para deixar as coisas arrumadas, a organização é muito mais um hábito do que um dom. E assim como esse hábito pode ser alimentado por alguns outros, pode ser prejudicado por eles também.
Confira, a seguir, três hábitos que estão atrapalhando sua organização:
Quantas vezes você já disse a si mesma “Depois eu arrumo”? Esse é um dos maus hábitos mais comuns, pois estamos com pouca disposição para arrumar a casa depois de um dia todo de trabalho.
A tendência de deixar as coisas para depois é natural, mas pode trazer problemas, pois o acúmulo de bagunça fica ainda mais difícil de arrumar. Portanto, é preciso lutar contra a preguiça e a vontade de procrastinar para não deixar que a situação vire uma bola de neve.
É muito melhor que você organize as coisas do seu cotidiano logo após o uso. Vale mais a pena você guardar as roupas que usou no final do dia do que deixar que se acumulem durante toda a semana.
Isso também vale para:
- Bijuterias;
- Produtos de higiene pessoal;
- E todo o resto.
Arrume aos pouquinhos!
Esse é um hábito que atrapalha não só a organização física da casa, mas também a organização das suas atividades. É muito importante que cada cômodo e cada espaço da casa tenha a sua função própria.
Caso você utilize a mesa de jantar como escrivaninha de trabalho, ou então, a gaveta de pijamas para guardar meias, é impossível estabelecer um padrão e garantir que as coisas estejam organizadas.
Além disso, é importante manter uma separação entre os momentos e cômodos para garantir que os momentos de trabalho e lazer não se misturem.
Portanto, tire um tempo para definir com clareza a função de cada cômodo e móvel. Com isso decidido, atenha-se ao máximo possível a essas definições. Você verá como vai ficar mais fácil encontrar as coisas e entrar na mentalidade certa para o trabalho ou para os momentos em família.
Todo mundo tem aquele quartinho ou armário "da vergonha", não é mesmo? Ao invés de efetivamente organizar as coisas, você simplesmente pega os objetos espalhados, guarda-os nesse lugar e não pensa mais nele até precisar novamente.
Não precisamos nem explicar por que isso é um péssimo hábito, não é mesmo? A tendência é que a bagunça se acumule de tal modo que logo não caberá mais nesse armário, e você vai perder muito mais tempo arrumando tudo.
Evite ter espaços vazios no armário, porque com certeza você cairá na tentação de usá-lo para a bagunça. Decida o lugar exato de tudo e, mesmo que leve um pouquinho mais de tempo, guarde as coisas nesses lugares. A longo prazo, você vai economizar tempo, ao invés de perdê-lo.