Dezembro 14, 2021
Animais de estimação são verdadeiramente apaixonantes. Fazem companhia, dão carinho e fazem nossa casa se tornar muito mais completa e harmoniosa. Mas, por vezes, ter nossos bichinhos exige muita organização.
Afinal, eles dão certo trabalho. Precisam de espaços próprios, fazem suas necessidades pela casa e necessitam de cuidados muito especiais. Por isso, podem surgir dúvidas do tipo: como faço para manter meu lar organizado com os pets?
Um primeiro ponto que pode ser considerado é: apesar de adorarmos nossos momentos com nossos companheiros, é fundamental que alguns espaços predefinidos sejam estabelecidos. Por exemplo, os animais de estimação precisam de uma área para fazer suas necessidades.
Se eles forem estimulados a utilizarem um determinado local, no qual haverá jornais para eles em cima, a situação fica mais controlada. Sem essa definição clara, os pets se sentem livres para usar qualquer lugar e o dono acaba perdendo o controle. Não é legal chegar, por exemplo, no quarto e lá ter uma poça de xixi.
Apesar de todo o amor que temos pelos nossos animais de estimação, não podemos deixar eles tomarem as rédeas da casa. Confundir cuidado e carinho com permissividade é um risco e pode gerar dor de cabeça nos moradores.
Primeiro, cômodos como a cozinha devem ser bastante blindados. O bichinho não pode achar que a qualquer momento pode ir lá. Existe hora para tudo, e no momento em que alguém esteja preparando uma refeição, não é o ideal que seu pet esteja presente, pois ele pode pular para tentar pegar comida ou soltar pelos que acabem sujando os pratos ou panelas.
O mesmo vale para a entrada em quartos. É prática de muitas pessoas dormir com o bichinho na cama. Mas é importante que ele não se ache o dono do local. Isso pode trazer problemas quando a família receber hóspedes, por exemplo.
No momento em que resolvemos ter um bicho de estimação, já devemos saber que isso exigirá cuidados. Para não perdermos a organização da casa, não bastará só criar uma rotina para o animal, embora isso ajude. Também será necessário atenção redobrada.
Mesmo se o pet for comportado, algumas situações vão acabar acontecendo. Ele vai morder algo, vai soltar pelos, entre outros fatores inevitáveis. Se não desejamos que o lar fique sujo ou desorganizado, nossa atenção tem que ser constante, assim como nossa paciência para limpar, arrumar, varrer, etc., não há outra solução.
O mais importante para quem quer a casa organizada, sem abrir mão do carinho do seu bichinho, é seguir alguns dos passos que citamos. Crie um espaço delimitado para ele, imponha alguns limites (sem parar de demonstrar seu amor, claro) e saiba que dará trabalho, mas que será recompensado com uma vida muito mais animada pelo pet.