Março 23, 2022
Compromissos da faculdade, do trabalho, cuidar da família, filhos e da casa. Dar conta de tudo isso ao mesmo tempo definitivamente está longe de ser uma tarefa fácil. Não é à toa que realizar várias coisas ao mesmo tempo é um dos “males do século” e é algo cada vez mais comum na sociedade atual. Longe de querer estimular ou normalizar isso, por aqui acreditamos que é necessário ter equilíbrio para dar conta das demandas sem se estressar e, principalmente, sem se sobrecarregar.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas de gestão de tempo para conseguir realizar as tarefas de maneira produtiva e sem sobrecarga.
Vamos juntos (as) conferir?
Essa dica é importantíssima principalmente para quem está habituado (a) a fazer várias coisas ao mesmo tempo: faz almoço, responde e-mail, dá banho no filho, fala no celular... quem é que nunca fez pelo menos 2 dessas coisas ao mesmo tempo que atire a primeira pedra!
Sendo assim, a primeira dica para quem quer organizar melhor o seu tempo é fazer uma coisa de cada vez. Faça o teste e você verá: assim você melhora o desempenho na tarefa escolhida e, consequentemente, consegue terminar todas com mais agilidade e de maneira muito mais saudável.
Ou semanais. Ao invés de ficar o tempo todo pensando em tudo o que deve ser cumprido ao longo do dia, antes de começar o dia já tenha em mente tudo o que realizar ao longo dele. Dessa forma você se anima (e se concentra!) melhor para efetuar as atividades.
Para agendar as tarefas você pode contar com a ajuda de um planner, de uma planilha ou até mesmo de aplicativos no celular!
Principalmente no home office as distrações são recorrentes e pode ser difícil lidar com elas. Por isso, removê-las é o mais adequado para acessar um pico de produtividade: deixando o celular longe do computador na hora de estudar, por exemplo.
Não tem jeito: quando estamos cheios de tarefas a cumprir a tendência é que a gente elimine toda e qualquer folguinha para terminar o quanto antes, não é mesmo?
Mas o que talvez você não esteja levando em consideração... é que fazer isso pode ser pior. Isso porque as pequenas pausas fazem com que a gente se permita desligar um pouquinho e traz espaço para a produtividade. Por isso, sempre que se sentir sobrecarregado, faça uma pausa ao invés de se cobrar tanto.
E falando nas pausas... escolher um método de gestão de tempo para melhorar a sua produtividade também pode ser uma excelente escolha.
Uma estratégia bem interessante nesse sentido é a do método Pomodoro. Nele, você tem picos de 25 minutos de produtividade; faz uma pausa de 5 minutos e depois reinicia um novo período de 25 minutos. A cada três ciclos, a pausa é maior: de 30 minutos.
Vale a pena testar esse método e buscar outros que talvez façam mais sentido para você!
Gostou dessas dicas sobre como organizar melhor o seu tempo? Então aproveite para conferir mais artigos sobre organização por aqui em todo o blog!