Junho 03, 2021
Com as restrições de isolamento social e a consequente necessidade de atuação em home office, grande parte das mulheres se viu com um novo dilema: conciliar o trabalho com a limpeza do lar. Afinal, como enfrentar a jornada diária nessas circunstâncias, sem poder contar com a ajuda de uma diarista ou faxineira?
O fato é que as demandas de trabalho e da casa acabam se misturando, além de, muitas vezes, ainda ter os filhos para cuidar, especialmente em idade escolar, que também deixaram de ir para a escola. A boa notícia é que tem como facilitar essa nova rotina, então, confira algumas dicas!
Quem é mãe sabe que trabalhar de casa na presença do filho é sinônimo de ter a sua atenção solicitada o dia todo. Por isso, a primeira providência é fazer um planejamento, que pode ser uma lista de tarefas com as atividades de cada dia, da semana ou mesmo para o mês.
Para isso, inclua todos os afazeres na programação, inclusive os domésticos. Se na rotina anterior à pandemia você deixava para cuidar da casa no período da noite ou só nos finais de semana, por exemplo, tente manter desta forma. Assim, o horário do expediente continuaria o mesmo em home office, sem prejudicar o trabalho, com a possibilidade de pausar de vez em quando para dar atenção aos filhos.
Nesse momento, vale conversar com as crianças sobre os horários que poderá brincar, ou ajudá-los nas tarefas da escola ou mesmo assistir a um filme, além de explicar que num determinado período do dia estará trabalhando e, por isso, precisa se concentrar.
Nem todo mundo pode contar com um escritório em casa para fazer home office, mas basta ter um espaço confortável, organizado e tranquilo para trabalhar e, assim, não prejudicar o seu rendimento. Se possível, dependendo das circunstâncias, o ideal é ficar num local prático que também permita ficar de olho nas crianças, caso necessário.
Da mesma forma, organizar a alimentação da família com antecedência é algo que pode lhe poupar algumas horas por dia, já que cozinhar diariamente costuma tomar bastante tempo. Então, uma possibilidade é cozinhar em quantidade suficiente para uma semana num determinado dia da semana, por exemplo, e congelar as porções diárias.
Além de economizar no tempo de preparo das refeições, essa prática acaba poupando volume de louça e outros serviços de cozinha durante a semana.
Assim como o planejamento e a organização são partes importantes para conciliar os afazeres domésticos com o trabalho, criar uma rotina fecha esse trio de dicas com chave de ouro. E isso não se limita a respeitar os horários das atividades diárias, mas tem a ver com a adoção de hábitos que também facilitem o dia a dia, por exemplo, se arrumar para trabalhar em casa, em vez de ficar de pijama.
Esse hábito contribui tanto para a sua produtividade, evitando a sensação de “estar em casa”, quanto para os filhos assimilarem a ideia do home office, ou seja, de que a mãe está de fato trabalhando.
Você também pode aproveitar o tempo que não usa mais com o deslocamento para estabelecer uma nova, e mais eficiente, rotina. Esse é o momento de reunir e contar com ajuda da família, tentar novas atividades e até descobrir como aproveitar melhor o seu tempo. Basta planejar, se organizar e cumprir a sua rotina.
Aproveite para acessar outros conteúdos exclusivos me seguindo lá no insta e acompanhando meu canal do YouTube! @karolbarbosaorganizer ;)